quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

RELATÓRIOS DAS ATIVIDADES DAS SECIONAIS EM 2008

- ABFP-BA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISSURAS DA BAHIA

REALIZAÇÕES: * 10/2008 - Apoio à visita e palestra do Dr. Rick Smith, de Michigan (EUA), ao Serviço de Fissurados do Hospital Martagão Gesteira, em Salvador;
* 03/11/2008 - Reunião Nacional da ABFP, paralela ao XV CIOBA – Congresso Internacional de Odontologia da Bahia/2008, quando empossamos a nova Diretoria: Presidente – Dra. Elizabeth Castinheira Fernandes;
Secretária: - Dra. Andréa Carvalho;
Tesoureira – Dra. Myrna Torres.
Decidimos fazer o registro da seccional, solicitando o apoio da ABFP/Nacional para a montagem de um Curso de capacitação para profissionais da área de saúde e apoio a outros serviços;
* 04/11 - Apoio ao curso de Fissuras ministrado por Dra. Lucy Dalva Lopes Mauro e Dra. Elizabeth Castinheira Fernandes, com duração de 4 horas/aula, no XV CIOBA/2008 com divulgação dos trabalhos da ABFP/Nacional;
* 17/11 - Início das reuniões de capacitação no Hospital Martagão Gesteira.

- ABFP/CE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISSURAS PALATINA DO CEARÁ

INSTALAÇÃO: 14.04.2008.
DIRETORIA: PRESIDENTE - Dra. Doris Maria Fernandes Carvalho; VICE-PRESIDENTE - Dra.Giovanna Teixeira Nunes; DIRETORES/COLABORADORES: - Dra. Isabella Carvalho; - Dr. Paulo Tarcio da Silva Aded; Dra. Adriana Teixeira Nunes; - Dra.Tania Maranhão; - Dr. Mustaphat Amade Neto.

OBJETIVOS:
1. Unir entidades existentes no Estado do Ceará que trabalham com fissuras;
2. Adquirir um maior conhecimento, in locu, sobre os atendimentos já existentes em diversas entidades do Estado do Ceará e melhorar o aprimoramento das equipes existentes, favorecendo a criação de novas equipes para uma cobertura mais ampla dessas anomalias;
3. Promover cursos de Reciclagem nas diversas especialidades que abrangem as equipes multidisciplinares, para favorecer um melhor preparo a esses profissionais, como também obter recursos para a Associação, através de associados.
4. Fazer campanhas de esclarecimento das anomalias à população e, principalmente, às famílias dos fissurados, bem como fazer aconselhamento genético para as famílias; 5. Obter recursos, criando Projetos de Fomento junto à Secretaria de Saúde (Estadual e Municipal) e ao Governo Federal, além de órgãos não Governamentais;
6. Trabalhar junto ao Governo do Estado para realização de levantamento epidemiológico dos casos de Fissuras, e estudar as possíveis causas, como tema para Mestrado e/ou Doutorado, junto à UEC - Universidade Estadual do Ceará.

REALIZAÇÕES:
- Contatos com várias entidades, a saber: * Hospital Albert Sabin - Formar parceria com a “Associação Beija-Flor” lá existente, na pessoa do Dr. Ferreira (Presidente), para promoção de Cursos de Reciclagem. * Hospital Batista - Visita para conhecer o serviço que lá desenvolvem, colocando-nos à disposição para ajudar no que for preciso. Essa entidade se ocupa dos pacientes excedentes do Hospital A. Sabin, como os adolescentes que já passaram dos 14 anos, e os adultos vindos de várias regiões do Ceará e de outros Estados. * Formação de grupo de estudos científicos, juntamente com a UECE (Universidade Estadual do Ceará), em nível de Mestrado e Doutorado. * Governo Estadual do Ceará - Secretário da Saúde, Dr. Ananias - para credenciamento junto ao SUS para o Hospital São Lucas - Diretor, Dr. Salustiano (Cirurgião Plástico) - o que já foi concedido, favorecendo a 1ª cirurgia realizada; * UFC (Universidade Federal do Ceará) - Dra. Cristiane Fonteles, Diretora do Departamento de Clínicas Odontológicas - que se prontificou a somar com todos os interesses relacionados às Fissuras; * Vereador Walter Cavalcante – 2º mais votado de Fortaleza, que já se comprometeu com a causa, para obtermos apoio para implantarmos, a Semana de Educação, Conscientização e Orientação sobre Fissuras Lábio-palatinas, tendo como modelo a de São Paulo, que ocorrerá durante o mês de novembro, simultaneamente com outros Estados; * ABO/CE - Associação Brasileira de Odontologia-CE - para nos ceder salas e/ou anfiteatros para realização de cursos e/ou seminários. PLANEJAMENTO PARA 2009: A ABFP/CE e a Associação “Beija-Flor”, pretendem promover o 1º curso de Reciclagem com apoio do Governo do Estado do Ceará.

- ABFP/PI – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISSURAS DO PIAUÍ

REALIZAÇÕES: Uma boa campanha na época do Natal, participando de uma Jornada de Fonoaudiologia - todas as inscrições foram revertidas em doações para a Associação, em forma de alimentos e brinquedos, por mais de 500 pessoas.

PLANEJAMENTO PARA 2009: Organização de uma Jornada de Fissuras Lábio-Palatinas Interdisciplinar, patrocinada pela Faculdade de Ensino do Piauí - NOVAFAPI; Em novembro, realizaremos a Semana de Educação, Conscientização e Orientação sobre Fissuras Lábio-Palatinas, simultaneamente com outros Estados.

- ABFP/RN – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISSURAS DO RIO GRANDE DO NORTE

REALIZAÇÕES: 28.03. - Criação do Blog abfp-rn.zip.net. Conteúdo: Informações, Circulares, etc. // 10 a 31.05. - Curso de Atualização em Neonatologia - Tema: “O Choro Infantil”. - Co-Promoção: S.B.E.E. (Sociedade Brasileira de Enfermeiros Escritores) - Semana da Enfermagem - Parceria: FATERN-Gama Filho. - 04 Módulos: 32 Horas/Aula. // 28.05. - Audiência Pública - Local: Assembléia Legislativa Estadual - Tema: “Educação, Conscientização e Orientação sobre Fissuras Lábio-Palatinas”. Público-Alvo: Comunidade em geral, Instituições diversas, Profissionais da área de saúde. Direção: Deputado Antônio Jácome. Apoio: - A.B.F.P. Nacional; - “The Smile Train”; -- Sociedade de Cirurgia Bucomaxilofacial; - Hospital Pediátrico da UFRN; - Ministério Público do RN / Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Natal; - Sindicato dos Odontologistas do RN; - Órgãos de Imprensa de Natal. // Intercâmbio: - João Pessoa/PB (Hospital Universitário); - Fortaleza/CE (Seção); - Salvador (Seção) / CIOBA – Congresso Internacional de Odontologia da BA; - Caxambu (COSMO - Congresso Sul Mineiro de Odontologia).//Reivindicações aos Prefeitáveis de Natal: - Divulgação das fissuras nos vários segmentos municipais; - Criação da Casa de Apoio; - Participação do P.S.F. (Epidemiologia, etc.); - Convênio com a U.F.R.N. //10.12.2008: 1º Simpósio de Informação e Conscientização Sobre Atendimento aos Pacientes Fissurados. Local: Associação Médica do RN. Apoio: Associação Médica do RN; Hospital Pediátrico da UFRN; “Smile Train”; Sindicato dos Odontologistas do RN; Sociedade Brasileira de Enfermeiros Escritores; Imprensa Natalense. Programa: Cirurgia Plástica: Dr. Leonardo Spencer; Ortodontia / Ortopedia dos Maxilares: Dra. Anna Katharina Raposo; Fonoaudiologia: Dra. Sandra Oliveira. // 23.12.2008 - Jantar de Encerramento: Confraternização da Equipe. Restaurante “Camarões” Natal/RN. // PLANEJAMENTO PARA 2009: Palestras: Informação e Conscientização sobre atendimento a pessoas fissuradas. Locais: Faculdades, Rede Escolar, etc.; / Semana de Informação, Educação - em data coincidente com outros Estados; / Reivindicações à Prefeitura: Reiterar/Cobrar; / Auxílio às Secionais: PB e CE, Outras;/ Participação no CLEFT: Fortaleza (10 a 13.09); COSMO: Caxambu (21 a 26.09).

- ABFP-UBERLÂNDIA/MG - (Em parceria com “FACE AMIGA” - Associação Pró-Reabilitação dos Portadores de Anomalias Faciais Congênitas)

REALIZAÇÕES: - Capacitação dos profissionais envolvidos e pessoal auxiliar; // 2ª Semana de Educação, Conscientização, Orientação sobre Fissuras Palatinas, dia 19.11.2008, a convite da Prefeitura Municipal de Uberlândia. // PLANEJAMENTO PARA 2009: Dar continuidade à programação desenvolvida em 2008, apoiando integralmente a “Face Amiga” nas suas realizações de atendimento continuado das pessoas portadoras de anomalias crânio-faciais e demais atividades.

Obs.: Esta postagem é de responsabilidade da Associação Brasileira de Fissuras Palatinas (Nacional)

3 comentários:

  1. tenho uma filha que tem fenda palatina , gostaria de ser mais informada, ela tem os dentes todos estragados onde moro não tem especialista para cuidar do seus dentes;preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
  2. moro em belmonte interior da bahia, neste momento estou em salvador procurando ajuda,tel;81176133

    ResponderExcluir
  3. agradeço se poderem me ajudarabraços a todos que lerem.

    ResponderExcluir