terça-feira, 3 de janeiro de 2012

HISTÓRICO DA ABFP

Em 10 de novembro de 1969, reuniram-se vários especialistas dedicados ao estudo e reabilitação das fissuras lábio palatinas, tendo em vista o grande desenvolvimento verificado em todos os centros científicos de problemas ligados ao estudo desta deformidade. E, em função disto, resolveram constituir uma associação para a congregação de todos os especialistas interessados na patologia.

Foi então sugerida a fundação da Associação Brasileira de Fissuras Palatinas com os objetivos e finalidades de congregar todos os especialistas interessados no desenvolvimento assistencial; na promoção de intercâmbio científico com as demais sociedades congêneres, tais como: cursos, conferências, reuniões sobre assuntos concernentes à especialidade, simpósios, publicações científicas, promoção periodicamente de um congresso, de preferência coincidindo com época da reunião de sociedades afins, onde se reunam especialistas nacionais e internacionais para debate de temas oficiais, temas livres e conferências; defender a ética e os interesses dos seus membros.

Em Assembléia Geral marcada  para este fim foi criado e aprovado o Estatuto da Associação e eleito o             1º Presidente da Entidade, Prof. Dr. Paulo de Castro Correia, médico Cirurgião Plástico.

O 2º Presidente foi eleito em 10 de novembro de 1971, Prof. Dr. Jorge Fonseca Ely, médico Cirurgião Plástico, seguindo os mesmo princípios da Entidade.

E no dia 13 de junho de 1978, em Assembléia Geral, foi eleita a Profª. Dra. Lucy Dalva Lopes Mauro, Cirurgiã- Dentista, que tomou posse na nova Diretoria da Associação Brasileira de Fissuras Palatinas se tornando a        3ª presidente da Entidade, dando continuidade aos trabalhos que foram iniciados.

Atualmente, a Associação Brasileira de Fissuras Palatinas tem o objetivo, além dos já enumerados, de estimular a multi e interdisciplinaridade, preparando profissionais de outras áreas, além de cirurgia plástica e reparadora, cirurgiões-dentistas, fonoaudiólogos, foniatras, pediatras, assistente social, otorrinos, radiologistas, biólogos, entre outros, na reabilitação global do paciente portador de fissura lábio palatina.

Propiciar também estágios, cursos, eventos tais como: Jornadas, Semanas, Simpósios, Congressos Nacionais e Internacionais, oportunidade de melhor preparação profissional, estimulando o maior número de profissionais a se dedicarem a área.

Formação de novas equipes e novos centros e serviços especializados e, junto ao poder público, os programas de atenção à gestante, família e ao recém nascido por equipe especializada; descentralização dos centros em nível governamental, político social para o neonato; comunicação compulsória ao nascimento; centros especializados para assessorar o mais precocemente possível à gestante, pais (família) e; centros próximos – para que os programas e projetos possam ser desenvolvidos com as prefeituras, Estado e Intercâmbio com Universidades.

A ABFP tem apoiado um grande projeto de descentralização, não apenas através da formação de vários centros em que foi sempre o objetivo, tendo em vista a extensão de nosso país, mas atualmente investindo na descentralização da ABFP (Nacional) através de seccionais das quais destacamos pelo grande empenho e dedicação:

- ABFP Seccional Salvador/BA

- ABFP Seccional Natal/RN

- ABFP Seccional Teresina/PI

- ABFP Seccional Fortaleza/CE

- ABFP Seccional Uberlândia/MG

Projetos alcançados:
Em 2007 no dia 12 de dezembro em São Paulo, foi criada a Lei nº 14.622 que institui a Semana Municipal de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Lábio Palatina pelo Vereador Carlos Neder – PT.

Em 2007 no dia 17 de dezembro em Campinas/SP, foi criada a Lei nº 13.199 que institui a Semana Municipal de Educação, Conscientização e orientação sobre Fissura Lábio Palatina pelo Vereador Rivail Pexe.

Em 2007 no dia 28 de novembro em Uberlândia/MG, foi cria da a Lei nº 9670 que institui a Semana Municipal de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Lábio Palatina pelo Prefeito Odelmo Leão.

Em 2008 no dia 08 de abril em Tatuí/SP, foi criada a Lei nº 4059 que institui a Semana Municipal de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Lábio Palatina pelo Prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo.

Em 2008 no dia 09 de junho em Natal/RN, foi criada a Lei nº 9101 que institui a Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre Fissura Lábio Palatina pelo Deputado Robinson Faria.

A Associação Brasileira de Fissuras Palatinas foi escolhida para representar a International Confederation for Cleft Palate and Related Craniofacial Anomalies para a realização do 11º International Congress Cleft Lip Palate and Related Craniofacial Anomalies realizado em setembro de 2009, em Fortaleza/CE - Brasil. 
Essa escolha se deu durante o 10º International Congress Cleft Lip Palate and Related Craniofacial Anomalies que se realiza a cada quatro anos em algum país sorteado para sediar este tão importante evento Internacional.

Foram realizadas 20 Jornadas Mineiras sobre Fissura Lábio Palatina, em Caxambu/MG, durante os 44 Congressos Sul Mineiro de Odontologia – COSMO.

Vários cursos Continuados foram realizados pela Associação Brasileira de Fissuras Palatinas no Hospital dos Defeitos da Face, atual Hospital da Cruz Vermelha Brasileira, Filial São Paulo.

Simpósios: Também foram realizados vários pela Associação Brasileira de Fissuras Palatinas.