quarta-feira, 26 de maio de 2010

AÇÃO EDUCATIVA SOBRE FISSURAS LABIOPALATINAS

Numa promoção conjunta da Direção Acadêmica do Hospital de Pediatria “Prof. Heriberto Ferreira Bezerra” – HOSPED/UFRN e a Associação Brasileira de Fissuras Labiopalatinas do RN foi desenvolvida hoje, em Natal/RN, uma ação educativa, com o objetivo de informar sobre os cuidados devidos aos portadores de Fissuras Labiopalatinas, cumprindo o determinado pela Lei Estadual nº 9.101 que prevê ações desse tipo, dentre outras.

O evento foi aberto, às 8h30min, no próprio Ambulatório do HOSPED, pelo Presidente da ABFP-RN e Vice-Presidente da ABFP, o Cirurgião Dentista Rubens Barros de Azevedo, passando a palavra para a Profª Nadja de Sá Pinto Dantas Rocha, Diretora Acadêmica.

Ela explicou a programação e falou da satisfação da iniciativa, que contou com a participação de mães e pacientes portadores dessas anomalias, alunos Residentes e alguns profissionais daquele Serviço.
Em seguida, houve a projeção de um vídeo institucional, elaborado pela Produtora “Sidy’s”, de Siderley Jatobá (Currais Novos, interior do Estado), abordando todas as fases da atuação multiprofissional no HOSPED - ele mesmo foi beneficiado por esse ótimo serviço, daí a sua gratidão.

O depoimento de algumas mães de pacientes deu sequência ao Ato: Falaram sobre as dificuldades e angústias ocorridas nos vários estágios pelos quais passaram desde quando souberam que dariam a luz a um ser especial.

Contaram sobre a emoção vivida quando do acompanhamento feito pelos vários competentes e dedicados profissionais que cuidaram de seus respectivos filhos, deixando-as mais reconfortadas e com ânimo forte para levar a bom termo a nobre missão que lhes coube.
Um singelo lanche foi servido aos presentes, num ambiente bastante descontraído e fraterno.

A Psicóloga do HOSPED, Dra. Luciana Carla Trindade, encerrou a Ação Educativa, conduzindo uma dinâmica de grupo com as mães e familiares dos portadores de fissuras, interagindo também com os alunos Residentes.