quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

RELATÓRIOS DAS ATIVIDADES DAS SECIONAIS EM 2008

- ABFP-BA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISSURAS DA BAHIA

REALIZAÇÕES: * 10/2008 - Apoio à visita e palestra do Dr. Rick Smith, de Michigan (EUA), ao Serviço de Fissurados do Hospital Martagão Gesteira, em Salvador;
* 03/11/2008 - Reunião Nacional da ABFP, paralela ao XV CIOBA – Congresso Internacional de Odontologia da Bahia/2008, quando empossamos a nova Diretoria: Presidente – Dra. Elizabeth Castinheira Fernandes;
Secretária: - Dra. Andréa Carvalho;
Tesoureira – Dra. Myrna Torres.
Decidimos fazer o registro da seccional, solicitando o apoio da ABFP/Nacional para a montagem de um Curso de capacitação para profissionais da área de saúde e apoio a outros serviços;
* 04/11 - Apoio ao curso de Fissuras ministrado por Dra. Lucy Dalva Lopes Mauro e Dra. Elizabeth Castinheira Fernandes, com duração de 4 horas/aula, no XV CIOBA/2008 com divulgação dos trabalhos da ABFP/Nacional;
* 17/11 - Início das reuniões de capacitação no Hospital Martagão Gesteira.

- ABFP/CE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISSURAS PALATINA DO CEARÁ

INSTALAÇÃO: 14.04.2008.
DIRETORIA: PRESIDENTE - Dra. Doris Maria Fernandes Carvalho; VICE-PRESIDENTE - Dra.Giovanna Teixeira Nunes; DIRETORES/COLABORADORES: - Dra. Isabella Carvalho; - Dr. Paulo Tarcio da Silva Aded; Dra. Adriana Teixeira Nunes; - Dra.Tania Maranhão; - Dr. Mustaphat Amade Neto.

OBJETIVOS:
1. Unir entidades existentes no Estado do Ceará que trabalham com fissuras;
2. Adquirir um maior conhecimento, in locu, sobre os atendimentos já existentes em diversas entidades do Estado do Ceará e melhorar o aprimoramento das equipes existentes, favorecendo a criação de novas equipes para uma cobertura mais ampla dessas anomalias;
3. Promover cursos de Reciclagem nas diversas especialidades que abrangem as equipes multidisciplinares, para favorecer um melhor preparo a esses profissionais, como também obter recursos para a Associação, através de associados.
4. Fazer campanhas de esclarecimento das anomalias à população e, principalmente, às famílias dos fissurados, bem como fazer aconselhamento genético para as famílias; 5. Obter recursos, criando Projetos de Fomento junto à Secretaria de Saúde (Estadual e Municipal) e ao Governo Federal, além de órgãos não Governamentais;
6. Trabalhar junto ao Governo do Estado para realização de levantamento epidemiológico dos casos de Fissuras, e estudar as possíveis causas, como tema para Mestrado e/ou Doutorado, junto à UEC - Universidade Estadual do Ceará.

REALIZAÇÕES:
- Contatos com várias entidades, a saber: * Hospital Albert Sabin - Formar parceria com a “Associação Beija-Flor” lá existente, na pessoa do Dr. Ferreira (Presidente), para promoção de Cursos de Reciclagem. * Hospital Batista - Visita para conhecer o serviço que lá desenvolvem, colocando-nos à disposição para ajudar no que for preciso. Essa entidade se ocupa dos pacientes excedentes do Hospital A. Sabin, como os adolescentes que já passaram dos 14 anos, e os adultos vindos de várias regiões do Ceará e de outros Estados. * Formação de grupo de estudos científicos, juntamente com a UECE (Universidade Estadual do Ceará), em nível de Mestrado e Doutorado. * Governo Estadual do Ceará - Secretário da Saúde, Dr. Ananias - para credenciamento junto ao SUS para o Hospital São Lucas - Diretor, Dr. Salustiano (Cirurgião Plástico) - o que já foi concedido, favorecendo a 1ª cirurgia realizada; * UFC (Universidade Federal do Ceará) - Dra. Cristiane Fonteles, Diretora do Departamento de Clínicas Odontológicas - que se prontificou a somar com todos os interesses relacionados às Fissuras; * Vereador Walter Cavalcante – 2º mais votado de Fortaleza, que já se comprometeu com a causa, para obtermos apoio para implantarmos, a Semana de Educação, Conscientização e Orientação sobre Fissuras Lábio-palatinas, tendo como modelo a de São Paulo, que ocorrerá durante o mês de novembro, simultaneamente com outros Estados; * ABO/CE - Associação Brasileira de Odontologia-CE - para nos ceder salas e/ou anfiteatros para realização de cursos e/ou seminários. PLANEJAMENTO PARA 2009: A ABFP/CE e a Associação “Beija-Flor”, pretendem promover o 1º curso de Reciclagem com apoio do Governo do Estado do Ceará.

- ABFP/PI – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISSURAS DO PIAUÍ

REALIZAÇÕES: Uma boa campanha na época do Natal, participando de uma Jornada de Fonoaudiologia - todas as inscrições foram revertidas em doações para a Associação, em forma de alimentos e brinquedos, por mais de 500 pessoas.

PLANEJAMENTO PARA 2009: Organização de uma Jornada de Fissuras Lábio-Palatinas Interdisciplinar, patrocinada pela Faculdade de Ensino do Piauí - NOVAFAPI; Em novembro, realizaremos a Semana de Educação, Conscientização e Orientação sobre Fissuras Lábio-Palatinas, simultaneamente com outros Estados.

- ABFP/RN – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISSURAS DO RIO GRANDE DO NORTE

REALIZAÇÕES: 28.03. - Criação do Blog abfp-rn.zip.net. Conteúdo: Informações, Circulares, etc. // 10 a 31.05. - Curso de Atualização em Neonatologia - Tema: “O Choro Infantil”. - Co-Promoção: S.B.E.E. (Sociedade Brasileira de Enfermeiros Escritores) - Semana da Enfermagem - Parceria: FATERN-Gama Filho. - 04 Módulos: 32 Horas/Aula. // 28.05. - Audiência Pública - Local: Assembléia Legislativa Estadual - Tema: “Educação, Conscientização e Orientação sobre Fissuras Lábio-Palatinas”. Público-Alvo: Comunidade em geral, Instituições diversas, Profissionais da área de saúde. Direção: Deputado Antônio Jácome. Apoio: - A.B.F.P. Nacional; - “The Smile Train”; -- Sociedade de Cirurgia Bucomaxilofacial; - Hospital Pediátrico da UFRN; - Ministério Público do RN / Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Natal; - Sindicato dos Odontologistas do RN; - Órgãos de Imprensa de Natal. // Intercâmbio: - João Pessoa/PB (Hospital Universitário); - Fortaleza/CE (Seção); - Salvador (Seção) / CIOBA – Congresso Internacional de Odontologia da BA; - Caxambu (COSMO - Congresso Sul Mineiro de Odontologia).//Reivindicações aos Prefeitáveis de Natal: - Divulgação das fissuras nos vários segmentos municipais; - Criação da Casa de Apoio; - Participação do P.S.F. (Epidemiologia, etc.); - Convênio com a U.F.R.N. //10.12.2008: 1º Simpósio de Informação e Conscientização Sobre Atendimento aos Pacientes Fissurados. Local: Associação Médica do RN. Apoio: Associação Médica do RN; Hospital Pediátrico da UFRN; “Smile Train”; Sindicato dos Odontologistas do RN; Sociedade Brasileira de Enfermeiros Escritores; Imprensa Natalense. Programa: Cirurgia Plástica: Dr. Leonardo Spencer; Ortodontia / Ortopedia dos Maxilares: Dra. Anna Katharina Raposo; Fonoaudiologia: Dra. Sandra Oliveira. // 23.12.2008 - Jantar de Encerramento: Confraternização da Equipe. Restaurante “Camarões” Natal/RN. // PLANEJAMENTO PARA 2009: Palestras: Informação e Conscientização sobre atendimento a pessoas fissuradas. Locais: Faculdades, Rede Escolar, etc.; / Semana de Informação, Educação - em data coincidente com outros Estados; / Reivindicações à Prefeitura: Reiterar/Cobrar; / Auxílio às Secionais: PB e CE, Outras;/ Participação no CLEFT: Fortaleza (10 a 13.09); COSMO: Caxambu (21 a 26.09).

- ABFP-UBERLÂNDIA/MG - (Em parceria com “FACE AMIGA” - Associação Pró-Reabilitação dos Portadores de Anomalias Faciais Congênitas)

REALIZAÇÕES: - Capacitação dos profissionais envolvidos e pessoal auxiliar; // 2ª Semana de Educação, Conscientização, Orientação sobre Fissuras Palatinas, dia 19.11.2008, a convite da Prefeitura Municipal de Uberlândia. // PLANEJAMENTO PARA 2009: Dar continuidade à programação desenvolvida em 2008, apoiando integralmente a “Face Amiga” nas suas realizações de atendimento continuado das pessoas portadoras de anomalias crânio-faciais e demais atividades.

Obs.: Esta postagem é de responsabilidade da Associação Brasileira de Fissuras Palatinas (Nacional)

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

RECOMENDAÇÃO

A diretoria da Associação Brasileira de Fissuras Palatinas sugere às regionais e secionais da ABFP, bem como aos serviços e centros especializados, que solicitem aos Deputados e/ou Vereadores de seus respectivos Estados e Municípios a apresentação dos projetos de lei:

1)Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre Fissura Lábio Palatina; Semana Municipal de Educação, Conscientização e Orientação sobre Fissura Lábio-Palatina;

2) Transporte Urbano aos portadores de FLP em tratamento e acompanhante;

3) Comunicação compulsória dos neonatos com fissuras;

4) Atendimento precoce multidisciplinar.

É possível reduzir a incidência de casos de fissura lábio-palatina? - Artigo*

As fissuras labiais, associadas ou não às fissuras no palato, são as malformações faciais congênitas mais comuns, com uma incidência que varia de 1:200 a 1:2000, a depender da origem geográfica, condições socioeconômicas e fatores ambientais (Gorlin et al., 2001; Loffredo et al., 2004).

O nascimento de uma criança com FLP constitui um problema de saúde médica relevante, de grande ônus para a família e para a sociedade, uma vez que além do tratamento cirúrgico corretivo, é necessária uma reabilitação por vários anos, envolvendo vários profissionais altamente especializados.

O tratamento eficiente desses pacientes, que é fundamental para que o fissurado se adapte adequadamente na sociedade, é extremamente complexo, com um custo médio de, pelo menos, R$400.000 (quatrocentos mil reais) por paciente. Assim sendo, deve-se avaliar a possibilidade de prevenir a ocorrência dessa malformação. Será que isto é possível?

A grande maioria dos casos de FLPs tem um padrão de herança complexo, onde a manifestação clínica depende de fatores ambientais e genéticos.
Entre os fatores ambientais, exposição a agentes anti-convulsivantes e excesso de vitamina A (ácido retinóico) durante os primeiros meses da gestação, representam fatores de risco para o desenvolvimento de fissuras no feto em desenvolvimento.

Ainda, há várias evidências que indicam que o fumo e a deficiência de ácido fólico estão também associados à ocorrência dessa malformação.
Há evidências recentes na literatura que sugerem que o uso de ácido fólico no período peri-concepcional e nos primeiros 3 meses de gestação, pode reduzir 1/3 da ocorrência dessa malforma-ção (Wilcox et al., 2007).

Um exemplo clássico do controle de fatores ambientais na redução do nascimento de malformações congênitas é o caso da suplementação de ácido fólico no período peri e gestacional que levou a uma redução de até 78% do nascimento de defeitos de tubo neural em algumas populações (Botto et al., 1999). Felizmente, no Brasil adotou-se a adição de ácido fólico na farinha.

Apesar de esta medida ser extremamente positiva, possivelmente é insuficiente para causar uma redução significativa do nascimento de crianças com malformações congênitas.

É consenso mundial que os fatores ambientais não são os únicos vilões na determinação das fissuras, mas que é necessária uma interação destes com a constituição genética do indivíduo.
Isto explica, por exemplo, porque apesar da exposição de fatores ambientais de risco em algumas populações, como fumo e/ou dieta baixa em ácido fólico, apenas algumas mulheres tem filhos com fissuras lábio-palatinas.

Em relação aos aspectos genéticos, tem-se demonstrado que a ocorrência de fissura lábio-palatina é um dos principais fatores de risco para o nascimento de um segundo caso.
Isto é, se um casal teve um filho com fissura lábio-palatina, é estimado que o risco deste casal vir a ter uma outra criança com esta malformação é de 4%. Isto significa que este casal tem um risco 40 vezes maior do que a população em geral de vir a ter uma criança fissurada.
Portanto, a história familial é um fator de risco significativo para o nascimento de FLP, sendo maior do que qualquer um dos fatores ambientais já identificados.

No momento atual é prioritário adotarem-se medidas educacionais em nível nacional que atuem na difusão dessas informações e esclarecimento da etiologia das fissuras lábiopalatinas, de forma a conscientizar a população quanto ao uso de complexos vitamínicos adequados e na dosagem correta, bem como na prevenção do fumo durante a gestação.

Ainda, é também fundamental orientar todas as famílias que tiveram um filho com FLP quanto ao risco de repetição e discussão de possíveis medidas preventivas para o nascimento de outros casos na família.

Paralelamente a essas medidas educacionais e de realização de aconselhamento genético, seria importante estabelecer estudos epidemiológicos de forma a podermos medir o efeito destas estratégias em nível populacional.

No Brasil nascem 3.000.000 de crianças por ano (IBGE, 2005). Se considerarmos uma incidência média de FL/P de 1:1000, estima-se que nasçam 3.000 fissurados por ano.
É possível que, se as medidas sugeridas acima fossem adotadas, poderíamos conseguir uma redução de, pelo menos, 30% da ocorrência de fissura; isto poderia representar redução de custo social em torno de R$1.200.000.000,00/ano (um bilhão e duzentos milhões de reais).

CONCLUSÃO: Assim sendo, deve haver um esforço nacional na implantação de medidas preventivas, bem como a introdução de programas epidemiológicos para o cálculo da incidência e prevalência das fissuras nas diferentes regiões do país.

* Por: - Maria Rita Passos Bueno¹* , PhD - Profa. Titular Genética, USP;
- Daniela Franco Bueno¹, CD/DDS, PhD / Nivaldo Alonso, MD², PhD Professor Associado ¹Centro de Estudos do Genoma Humano, Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo ² - Departamento de Cirurgia Plástica, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo

Endereço para correspondência: Maria Rita Passos-Bueno, Rua do Matão, 277, Centro de Estudos do Genoma Humano, Depto. Genética e Biologia Evolutiva, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. CEP: 05508-900, São Paulo, SP. e-mail: passos@ib.usp.br

Referências:
1. Gorlin RJ et al., In Syndromes of the Head and the Neck. 4th edition, 2001, Oxford University Press, pp852.
2. Loffredo LCM, Souza JMP, Freitas JAS, Mossey PA. 2004 Oral clefts and vitamin supplementation. Cleft Palate Craniofac J. 2001 Jan;38(1):76-83.
3. Wilcox AJ, Lie RT, Solvoll JT, McConnaughey DR, Abyholm F, Vindenes H, Vollset SE, Drevon CA. Folic acid supplemnts and risk of facial clefts: national population based case-control study. BMJ 2007: 334; 464-471.
4. Botto LF, Moore CA, Khoury MJ, Erickson JD. Medical progress: neural tube defects. N. Eng. J Med. 1999:341:1509-19.
====================================================================================
Esta é mais uma postagem da ABFP - Pedimos que a divulguem. Gratos!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

CENTROS DE FISSURAS LABIOPALATINAS NACIONAIS - CONTATOS

REGIÃO NORTE

AMAZONAS: Manaus - FUNDAÇÃO / CENTRO DE CONTROLE DE ONCOLOGIA / CENTRO REFERENCIAL DE TRATAMENTO DE LESÕES LÁBIO-PALATINAS - Rua Francisco Dreliana, 215 - Manaus - 69.040-010 - (92) 3238.3102 // 3656.1211 - laccam@yahoo.cm.br www.iaac.og
- José Franceschi - joefranceschi@bol.com.br

PARÁ: Belém - HOSPITAL OFIR LOYOLA - Av. Magalhães Barata, 992 - Belém - 66.063-240
(91) 3342.1100 - Ramal: 1161 - ascomhol@hotmail.com - www.ophirloyola.pa.gov.br

REGIÃO NORDESTE

BAHIA: Salvador - ABFP - Presidente: Elizabeth Castinheira Fernandes - b.fernandez@ig.com.br
- CENTRINHO OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE - Av. Bonfim, 161 - 40.415-000 - (71) 3310.1280 - centrinho@irmadulce.org.br - www.irmadulce.or.br

CEARÁ: Fortaleza - ABFP - Presidente: Doris Carvalho - dradoriscarvalho@yahoo.com.br / Giovanna Nunes - ortogio@yahoo.com.br

HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA - Rua Ávila Goulart, 900 - (85) 3101.3247 // 3101.3227

HOSPITAL INFANTIL ALBERT SABIN - NAIF - Núcleo de Atendimento Integrado ao Fissurado
Rua Tertuliano Sales, 544 - 60.410-790 - (85) 3101.4214

NAMI - Núcleo de Atenção Médica Integrado - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) - Av. Washington Soares,1321 - 60.811-905- (85) 3477.3000 - Fax (85) 3477.3055 - reitoria@unifor.br - www.unifor.br

PARAÍBA: João Pessoa - NUCLEFIS - Núcleo de Reabilitação de Fissuras Labiopalatinas
Hospital Univ. Lauro Wanderley - UFPB - 58.051-970 - (83) 3216.7585 /
Dr. Paulo Germano: paulo.gcf@gmail.com // Ednara Mércia F. Andrade - ednaramfa@hotmail.com

PERNAMBUCO: Recife - NADEF – NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AOS DEFEITOS DA FACE
Rua dos Coelhos, nº 300 – Boa Vista - 50.070-550 - (81) 3231.1577 - Ramal: 122 / ou 3231.0328 – Fax: 3222.6591 - ruipereira@imip.org.br ou nadefi@imip.org.br

PIAUÍ - ABFP - Rosa Reis - rosa-reis@uol.com.br

RIO GRANDE DO NORTE: Natal - ABFP - Presidente: Rubens Barros de Azevedo - Av. Prudente de Morais, 3857 - Lj. 04 – 59.056.902 - 84.3206.3498 e 3234.3218 (Fax) – 3219.6007 – (Presidência) - abfp_rn@yahoo.com.br – Blog: abfp-rn.zip.net - Instalação: 18.10.2006.
HOSPED - Hospital Pediátrico da Universidade Federal do RN - Atendimento cirúrgico e ambulatorial, de 2ª a 6ª feira, das 08 às 12 horas (Tel. 84 - 3202.3536).

REGIÃO SUDESTE

ESPÍRITO SANTO: Vitória - PROFIS VITÓRIA - Associação de Pais Portadores de Fissuras Labiopalatinas e Dismorfias Craniofaciais do Estado do Espírito Santo - Rua Gabriel Abaurre, 57 - Vitória/ES - 29.042-780 - (27) 3322-8261 // 3323-4915 - profisdevitoria@ig.com.br www.profisdevitoria.com.br

MINAS GERAIS: Belo Horizonte - CENTRARE - Centro de Tratamento e Reabilitação das Fissuras Lábio-Palatinas e Deformidades Craniofaciais (Hospital da Baleia / PUC-Minas) - Rua Juramento, 1464 - 30.285-000 - (31) 3482.2213 - centrare@pucminas.br - www.pucminas.br/centrare

Alfenas - PRO-SORRISO - Rod. MG. (UNIFENAS) - Universidade de Alfenas - Caixa Postal 23 37.130-000 - (35) 3299.3182 - (Sala do Núcleo) ou 3299.3287 (Clínica) 3299.3182 - (Sala do Núcleo) ou 3299-3112 (Clínica) - Contato c/ Julian: centrinho@unifenas.br

Uberlândia - ABFP - Eliane A. Barbosa Bisinoto - dreliane@yahoo.com.br
FACE AMIGA - Associação dos Portadores de Anomalias Faciais Congênitas
R. Marechal Mascarenhas de Moraes, 99 - (34) 323O.7800 / 3235.1837 / 9997-0522 - faceamiga@yahoo.com.br - www.faceamiga.gov.br

RIO DE JANEIRO - Capital - ABFP - Dra. Lídia Protzenko Cervante - lidiaprotzenko@msn.com / Centro de Estudos Reviva - centrodeestudos.revivarj@yahoo.com.br

Barra Mansa - UBM - Centro Universitário de Barra Mansa - Rua Vereador Pinho de Carvalho, 267 - Centro - 27.330-550 - (24) 3325.0222 Fax: 3323.3690

Campos dos Goitacazes: CENTRO DE REABILITAÇÃO DE ANOMALIAS CONGÊNITAS DA FACE
APIC - Assoc. Proteção Infância de Campos - Contato c/ Adriana - Rua Visconde de Itaboraí, nº 80 - 28025-540 (24) 2722-9784 - Falar com Assistente Social Nina - apic@campos.rj.com.brregiaosul

SÃO PAULO: Capital - ABFP - CENTRO DE REABILITAÇÃO DAS DEFORMIDADES FACIAIS - Av. Jurema, 332 - Moema/SP - 04.079-001 - (11) 5055.8866 / 5055.3448 / Fax: 5055.2555 - abfp_2005@yahoo.com.br - www.abfp.org.br

- SANTA CASA - ISCMSP - DEPT. ORL - SETOR DE TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA - Rua Jaguaribe, 355 - 01.221-012 - (11) 2176.7000 fonoaudiologia@santacasasp.org.br - www.santascasasp.org.br

- INSTITUTO CEFAC - Av. Arnaldo, 2105 - (11) 3675.3637 - contato@intitutocefac.org.br - www.intitutocefac.org.br

- HOSPITAL DAS CLÍNICAS - Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255 - 05.403-000 - Prédios de Ambulatórios, 6º Andar - Conj. 01 - Ambulatório de Cirurgia Plástica - Cirurgia Craniofacial. (11) 3069.6481

- HOSPITAL DE DEFEITOS DA FACE - Av. Moreira Guimarães, 699 - 04.074-031 - (11) 5056.0100 - hdf@cvbsp.org.br

-HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA - Marcelo Zabaneh (Adm. Geral) mzabaneh@cvbsp.org.br / Ricardo Garzon (Secretário Geral) sambrosio@cvbsp.org.br.

- INSTITUTO DE CIRURGIA PLÁSTICA DE SANTA CRUZ - R. Santa Cruz, 398 - 04.122-000 (11) 5549.4400 / 5575.9863 - icpsc@terra.com.br - wwwicpsc.com.br

- HOSPITAL DE SÃO PAULO - R. Napoleão de Barros - 04.024-002 - (11) 5576-4000 - Fax (11) 5572.9397 - www.unifesp.br/spdm/hsp

- CONSELHO REGIONAL DE FONOAUDIOLOGIA - secretaria@fonosp.org.br

- HOSPITAL SANTA MARCELINA - Dra. Dulce Maria F. S. Martins - Rua Santa Marcelina - São Paulo - (11) 5575.4761 - dulcemfsm@terra.com.br

- UNIFESP - Cirurgia Plástica - Dra. Dulce Maria F. S. Martins - R. Napoleão de Barros, 715 - São Paulo - (11) 5576.4118 -
- INSTITUTO DE CIRURGIA PLÁSTICA DE SANTA CRUZ - Dr. José Marcos Mélega - Rua Santa Cruz, 398 -04.122-000 - (11) 5080.2000 / 5549.4400 / 5575.9863 / icpsc@terra.com.br - wwwicpsc.com.br

- HOSPITAL DA BENEFICÊNCIA PORTUGUESA - Dra. Vera Lucia N. Cardim - vera@npa.med.br

- HOSPITAL MUNICIPAL INFANTIL MENINO JESUS - Dr. Douglas Jorge - doujor@hotmail.com - (11) 3253.5200

Bauru - HOSPITAL DE REABILITAÇÃO DE ANOMALIAS (HRAC) / USP - R. Sílvio Marchione, 3-20 - Caixa Postal 1501 - 17.043-900 - (14) 3235.8000 - Fax (14) 3234.7818 - www.centrinho.usp.br

Campinas - SOBRAPAR - R. Adolf Lutz, 100 - Cidade Universitária “Zeferinho VAZ” 13.084-880
(019) 3749-9700 - www.sobrapar.org.br

Itapetininga - FUNCRAF - Av. Padre Antônio Brunetti, 1.262 - Vila Rio Branco - 18.208-080 - (15) 3275.3908 // 3275.4082 // 3275.4038 - funcraf@uol.com.br

Itararé - FUNCRAF - R. Dr. Pedro de Alencar, 295 - 18460-000 - (15) 3531.3217
funcraf_amabile@terra.com.br

Mogi Das Cruzes - PAFI / Associação de Pais e Amigos de Portadores de Fissuras Lábio-Palatinas de Mogi das Cruzes - R. Salvador Cabral, 240 - 08.770-320 - (11) 4791.1394 - apafimc@ig.com.br

Santos: - Hospital Guilherme Álvaro - Centro de Tratamento de Malformações Craniofaciais - Fundação Galileo - Dr. Marcelo Paulo Vaccari Mazzetti - mmgvaccari@ig.com.br / Dra. Fabiane P. T. Santos - fabianesant@yahoo.com.br - (13) 3202.1300

São Bernardo do Campo - FUNCRAF GRANDE ABC - Av. Senador Flaquer,130 - 09.725-440 - (11) 4122.6100 - funcraf_abc@terra.com.br

REGIÃO CENTRO-OESTE

DF - BRASÍLIA - CESUBRA - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - SGAS 913 - Lotes 54/55, Asa Sul, Parte, Bloco H

MATO GROSSO - Cuiabá: SERVIÇO DE REABILITAÇÃO DE FISSURAS LÁBIO–PALATINAS - Hospital Geral Universitário - Telefones: 0800 - 6472358 - (65) 3616 - 9130

MATO GROSSO DO SUL - Campo Grande - FUNCRAF - Rua 14 de Julho, 5093 – Bairro São Francisco - 79.010-470 - (67) 356.0979 – 356.0211 – 356.0819 - Contato: Ana Paula - Assistente Social - funcraf@terra.com.br

REGIÃO SUL

PARANÁ: Curitiba - CAIF - Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábiopalatino - Av. República Argentina, 4334 - 81.050-000 - Tel. (41) 3246-6716 - Contato c/Beatriz - caif@pr.gov.br

Maringá - CIRMA - Centro Integrado de Reabilitação de Maringá - Rua Pitanga, nº 463 - Jardim Tropical - 87.080-730 - (44) 225.1785 - Contato com Cidinha.
- AFIM - Associação de Apoio ao Fissurado Labiopalatino de Maringá. - Rua Pitanga, 463 - Maringá - 87.080-730 - Tel. (44) 3225.1785


Ponta Grossa - Centro de Atendimento Especializado aos Portadores de Lesões Lábiopalatinas - Rua Coronel Bitencourt, 359 - 84.070-010 - (42) 222.9238

RIO GRANDE DO SUL - Porto Alegre - Centro de Reabilitação de Fissuras Labiopalatinas - cerlap@pucrs.br // Helena Willhelm de Oliveira - olivahw@pucrs.br

SANTA CATARINA - Blumenau - NIAF – Núcleo Integrado de Atendimento ao Fissurado Lábio-Palatino - Rua 2 de setembro, 1212 – (Policlínica Lindolf Bell) – 89.052-000 - (47) 323-8666 - Ramal: 227 // 233-0453
- Joinville - CENTRINHO PREFEITO LUIZ GOMES - Rua Borba Gato, s/nº - Atiradores - 89.203-020 - (047) 433-1800 - centrinho@joinville.sc.gov.br / centrinho@saudejoinville.sc.gov.br.

ECOS DA REUNIÃO PARALELA DA ABFP NO 27º CIOSP

Durante o 27º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), aconteceu a Reunião Paralela da ABFP Nacional nas dependências da APCD Central, no bairro de Santana, no dia 26.01.2009 (2ª feira), das 14 às 16 horas.

Coordenação do evento e autoridades presentes: A Presidente da ABFP Nacional, Profª Dra. Lucy Dalva Lopes Mauro, coordenou o evento, com a presença do Vice Presidente, Dr. Rubens Barros de Azevedo, que é Presidente da Secional RN e de toda Diretoria da ABFP Nacional: 1ª Secretária - Dra. Daniela Franco Bueno; 2ª Secretária: Dra. Ana Lucia Arnaut Costa Bardella; 1º Tesoureiro - Dr. Nelson Bardella Filho e 2º Tesoureiro - Dr. Renato O. F. Geromel.

Autoridades: - Dr. Carlos Magalhães (Coordenador para América Latina da ONG “Smile Train”); - Dra. Tânia Regina Tura (Coordenadora da área técnica de Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo/CPS/GTAE; - Dra. Neide Aparecida Sales Biscuola, Vice-Presidente da Associação dos Funcionários da Prefeitura de São Paulo.

I Semana Municipal de Educação, Conscientização e Orientação sobre Fissura Lábio-Palatina: Foi apresentado o resultado dessa bela iniciativa, realizada em novembro de 2008 sob a coordenação da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e Associação Brasileira de Fissuras Palatinas com apoio de várias outras entidades.

Agradecimentos especiais: A Presidente agradeceu: - Ao ex-Vereador Carlos Neder, atual Deputado Estadual, pelo apoio irrestrito e pela Lei nº 14.622, de 12.12.2007, que instituiu essa importantíssima Semana; às Entidades: - Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Presidente, Dr. Emil Adib Razuk; - Sociedade Paulista de Ortodontia (Presidente, Dr. Jairo Corrêa); - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas; - Hospital da Cruz Vermelha Brasileira - Filial São Paulo (antigo Hospital dos Defeitos da Face); - Conselho Regional de Fonoaudiologia, 2ª Região/SP; - Centro de Reabilitação das Deformidades Faciais; - Instituto de Cirurgia Plástica Craniofacial - SOBRAPAR; - Centro de Estudos do Genoma Humano - IB/USP; - Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas; - Centro de Estudos dos Defeitos da Face - Cruz Vermelha Brasileira; - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia; - UNIFESP / Escola Paulista de Medicina; - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; - Prefeitura Municipal de São Paulo (Secretaria de Saúde).

Resultados: A Semana foi muito produtiva, sendo tomadas várias decisões, surgiram muitas sugestões e reivindicações que serão enviadas às autoridades competentes para as providências cabíveis.

Secionais: Representantes das Secionais: BA, CE e PI, que não puderam comparecer, mas enviaram relatório das atividades, que foram apresentadas pelo já citado Vice-Presidente. Dr. Rubens Barros de Azevedo mostrou em sistema multimídia as atividades desenvolvidas pelas secionais - iniciando pela do Rio Grande do Norte sob sua Presidência.

Conferências: A presidente passou a palavra ao conferencista, Dr. Nelson Bardella Filho, que falou sobre o tema “A importância da Ortopedia e Ortodontia - atuação interdisciplinar e multidisciplinar em Fissuras Lábio Palatinas”.
Em seguida, o Dr. Renato O.F. Geromel apresentou o assunto: “A atuação da Odontologia na Equipe inter e Multidisciplinar”.

Debates: Em seguida, houve debates sobre os temas apresentados com interferência das seguintes pessoas: - Dr. Carlos Magalhães; - Dra. Tânia Regina Tura; - Dra. Lucy Dalva Lopes Mauro; - Dra. Neide Aparecida Sales Biscuola; - Dra. Camila Haick; - Dra. Daniela Franco Bueno; - Dr. Clóvis Marzola; - Dra. Ana Lúcia Arnaut Costa Bardella; - Dr. Rubens Barros de Azevedo; - Dr. Jairo Corrêa; - Dr. Nelson Bardella Filho e demais presentes.
Finalizando o profícuo debate ficou acordado que os resultados e sugestões serão encaminhados para as autoridades competentes com o objetivo de abrir discussões em nível local e nacional, bem como projetos e programas sobre o tema.

Final: A Presidente agradeceu a presença de todos, enfatizando que a reunião e os debates foram bastante proveitosos, e que todos os itens serão disponibilizados aos sócios da ABFP. Aproveitou para lembrar e incentivar a participação de todos no Congresso de Fortaleza, abordado em outro local deste Blog.

VAMOS TODOS AO CONGRESSO MUNDIAL DE FISSURAS EM FORTALEZA!





De 10 a 13 de setembro deste ano, teremos um imperdível encontro marcado na sempre bela e aprazível cidade nordestina de Fortaleza, capital do Estado do Ceará.
Será uma oportunidade ímpar para reciclar nossos conhecimentos em todas as áreas, tendo em vista o enfoque inter e multidisciplinar que será dado pelas maiores autoridades mundiais sobre Fissuras Lábio-Palatinas e Anomalias Crânio-Maxilo-Faciais e Associadas, já confirmadas para atuação naquela oportunidade.

VITÓRIA BRASILEIRA: O “CLEFT 2009” é uma retumbante vitória nossa, pois concorremos com muitos outros países para termos a primazia de sermos escolhidos, por votação, para realizar esse grande Congresso.

Credite-se esse resultado ao denodado esforço da SOBRAPAR e da Associação Brasileira de Fissuras Palatinas, sob a Presidência da Dra. Lucy Dalva Lopes Mauro e seus representantes: Dr. Nelson Bardella Filho (Tesoureiro) e Dra. Ana Lucia Arnaut Costa Bardella (Secretária), como também Dra. Dulce M. F. Martins, da UNIFESP; Dr. Cássio Eduardo Raposo do Amaral (SOBRAPAR), Dr. Geza Lazio Urmenyi, na época, componente da Diretoria da ABFP, secional Salvador (BA) e representante do Serviço de Cirurgia Plástica e Fissura Lábio-Palatina do Hospital Matagão Gesteira; Prof. Dr. José Luiz Martins, da UNIFESP, entre outras autoridades brasileiras.
Essa reunião dos nossos patrícios em torno dos mesmos ideais, e a longa jornada da ABFP desde sua criação, em 1969, contribuíram bastante para o sucesso na Eleição. O Brasil e Estado do Ceará muito poderão ofertar a todos nesse memorável Evento.

Assim sendo, no Hotel Vila Galé, de 5ª feira (10.09) a domingo (13.09) haverá a rara oportunidade de usufruirmos de grandes lições e, ainda, estreitar mais os nossos laços de amizade em torno da nobre causa de reabilitar as pessoas portadoras dessas anomalias congênitas.

MAIS INFORMAÇÕES: As adesões e demais detalhes poderão ser obtidos mediante acesso ao portal do Congresso - www.cleft2009.org.br - lembrando que a data-limite para inscrição de trabalhos será 1º de março próximo.
====================================================================================
Esta é mais uma postagem da ABFP - Favor divulgar, o que muito agradecemos!