sábado, 8 de maio de 2010

PARABÉNS ÀS MÃES CIRURGIÃES-DENTISTAS!

Neste próximo domingo, 09.05., homenagearemos as mães no dia a elas dedicado (ver história abaixo).

Assim sendo, a Associação Brasileira de Fissuras Palatinas presta especial reconhecimento ao trabalho desenvolvido, denodadamente, pelas colegas que são mães e se desdobram, cotidiana e simultaneamente, no atendimento aos pacientes e aos filhos que precisam da sua atenção e carinho de maneira igual.

Que Deus lhes dê sempre bastante saúde e disposição para que possam enfrentar essa dupla atividade de maneira eficiente, sempre com muito amor.

PARABÉNS COLEGAS!

HISTÓRIA DO DIA DAS MÃES

Vamos entender um pouco mais sobre essa data especial, quando as mães recebem o carinho e os presentes de seus filhos:

GRÉCIA ANTIGA:

Os primeiros indícios de comemoração desta data é que os gregos prestavam homenagens à deusa Reia, mãe comum de todos os seres.
Nesse dia, eles faziam ofertas de presentes, além de prestarem homenagens à deusa.

ROMA ANTIGA:

Também eram politeístas e seguiam uma religião muita parecida com a grega, onde faziam este tipo de celebração.
Em Roma, durava cerca de 3 dias (entre 15 a 18 de março), sendo realizadas festas em homenagem a Cibele, mãe dos deuses.

Porém, a comemoração tomou um caráter cristão somente nos primórdios do cristianismo. Era uma celebração realizada em homenagem a Virgem Maria, a mãe de Jesus.

INGLATERRA:

No século 17 havia comemorações semelhantes a dos dias atuais.
Era o “Domingo das Mães”: Durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães.

Os filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para poderem visitá-las, atitudes parecidas com as que fazemos atualmente.

ESTADOS UNIDOS:

A ideia de criar uma data em homenagem às mães foi proposta, em 1904, por Anna Jarvis, em homenagem à mãe dela, um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana.

Seus pedidos e sua campanha surtiram efeito e a data foi oficializada pelo Congresso Norte-Americano, aprovada pelo presidente Woodrow Wilson.

Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário.

Porém, após esses eventos, a data se espalhou pelo mundo todo, mas ganhando um caráter comercial. A essência da data estava sendo esquecida, e o foco passou a ser a compra de presentes, por iniciativa das lojas com objetivos meramente comerciais.

Este fato desagradou Anna Jarvis, que ficou muito desapontada em ver que o caráter de solidariedade e amor da data estava se perdendo.
Ela tentou modificar tudo isso, em 1923, quando liderou uma campanha contra a comercialização da data.
Embora com muita repercussão, pouco conseguiu mudar, chegando ao ponto que vemos hoje em todo o mundo, quando o comércio fatura bastante, pois investe nesse apelo.

BRASIL:
O Dia das mães é comemorado sempre no 2º domingo de maio, de acordo com decreto assinado em 1932 pelo então Presidente Getúlio Vargas.

Fonte: www.suapesquisa.com

quarta-feira, 5 de maio de 2010

PARA MÃES MUITO ESPECIAIS













NOSSA CARINHOSA MENSAGEM:

Que Deus abençoe a mãe das pessoas portadoras de Fissuras Labiopalatinas, dando-lhe forças para cumprir a nobre e difícil missão de cuidar desses seres maravilhosos!