sexta-feira, 21 de maio de 2010

INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE FISSURAS LABIOPALATINAS



O QUE SÃO FISSURAS: Em cerca de 650 nascimentos, uma criança apresenta um tipo de deformidade chamada de fissura. Pode acontecer no lábio (“lábio leporino”), no palato, portanto, palatina (no céu da boca - “goela de lobo”), ou nos dois (no lábio e no palato), podendo ser num só lado ou em ambos os lados - direito e esquerdo.

CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS: Essas anomalias causam vários problemas, tais como: má alimentação, respiração deficiente, fala irregular, falha na audição, problemas psicológicos e sociais (devido à estética), sendo que essas malformações acontecem entre a 3ª, 7ª e 12ª semana de gestação (gravidez), devido a causas ambientais, genéticas e/ou mistas (multifatoriais).

TRATAMENTO: As crianças precisam passar por um programa de reabilitação com vários profissionais de diversas especialidades, trabalhando sempre em conjunto, como está dito no verso.

PORQUE O TRATAMENTO DEVE SER INTEGRADO: É fundamental que todos os profissionais citados trabalhem concentrados numa unidade de atendimento, com o objetivo de dar um tratamento integrado e de longo prazo, pois, da recuperação até a alta, demanda um tempo para completar o crescimento da criança/adolescente, que se estende até os 16 a 18 anos de idade, quando haverá a reintegração psicossocial.

PAIS E FAMILIARES: O programa de atenção a essa pessoa especial abrange várias etapas, sendo que os pais e familiares também recebem apoio e orientação psicológica, pois a participação de todos é fundamental para o completo êxito do trabalho.

TRATAMENTO NO RN: Aqui em Natal há condições de prestar esse atendimento, evitando que o pequeno paciente seja mandado para fora do Estado, juntamente com seus familiares, durante todo o período do tratamento, o que seria inviável.

ONDE TRATAR: O Hospital Pediátrico da UFRN (HOSPED) tem meios para tratá-los, de maneira competente e gratuitamente (pelo SUS), bastando entrar em contato, de 2ª a 6ª feira, das 08 às 16 horas, pessoalmente, ou pelo telefone (84) 3842.5212, para receber as orientações básicas, marcações de consultas etc..

NOSSO APOIO: A Associação Brasileira de Fissuras Palatinas (Seção RN) apóia totalmente o trabalho executado da maneira descrita, e pode dar mais informações.

Junte-se a nós e participe deste trabalho altamente meritório.

Entre em contato conosco e associe-se!

A Diretoria
Fotos: "Smile Train"

terça-feira, 18 de maio de 2010

AÇÕES DA ABFP-RN















2º CURSO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ANOMALIAS CRANIOFACIAIS: FISSURAS LABIOPALATINAS EM 07 MÓDULOS MENSAIS
Parceria: UFRN/ABFP-RN
1º Módulo: 12.05.2010
Participantes: 60 Alunos - Servidores da Secretaria Estadual de Saúde do RN; Cirurgiões Dentistas; Bióloga; Fonoaudiólogos; Serviço Social; Estudantes de Odontologia, de Fonoaudiologia; Residentes Multiprofissionais.
Local: Auditório do Hospital de Pediatria “Professor Heriberto Ferreira Bezerra” (HOSPED), da Universidade Federal do RN (UFRN)
Temas: - Apresentação da ABFP/RN, pelo seu Presidente, Rubens Barros de Azevedo (Cirurgião Dentista);
- A Criança com Fissuras Labiopalatinas no Contexto do Cuidado Integral, com Dras. Nadja de Sá Pinto Dantas Rocha (Médica Pediatra) e Sandra Regina de Oliveira (Fonoaudióloga)
2º Módulo – Data: 09/06/2010
Temas: Abordagem Genética
Crescimento e Desenvolvimento dos Portadores de Fissuras Labiopalatinas
Dra. Maria Ione Ferreira da Costa – Médica em Genética;
Dr. Leonardo Moura Ferreira de Souza – Médico Pediatra.

===============
AÇÃO EDUCATIVA SOBRE FISSURAS LABIOPALATINAS
26.05.2010 - 4ª feira - Das 08 às 11 horas
Ambulatório do Hospital de Pediatria Prof. Heriberto Ferreira Bezerra - UFRN
Objetivo: Informar sobre o atendimento aos portadores de Fissuras Labiopalatinas.
Programação Geral
08h00 - Abertura;
08h30min - Projeção de vídeo sobre o tema - Intervenções dos profissionais que atuam no Serviço prestado no Ambulatório;
09h00 - Lanche;
10h00 - Ações dinâmicas com as mães dos portadores de fissuras: Depoimentos;
11h00 - Encerramento.