sexta-feira, 30 de maio de 2014

SOBRE A AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Audiência Pública na Assembleia Legislativa do RN, solicitada pela nossa Associação, e prontamente atendida pela Deputada Gesane Marinho, foi um sucesso em termos de avanço na luta pela restauração do atendimento aos pacientes fissurados no Estado.
Depois que foram suspensos, esses pacientes ficaram abandonados, restando, apenas, alguns pouquíssimos locais onde, mesmo precariamente, algumas cirurgias são executadas.
Como sabemos, a cirurgia de lábio e/ou palato é, apenas uma etapa - importante, certamente! - da reabilitação que dura, em média 16 a 18 anos, quando se completa a formação músculo-esquelética do indivíduo.
A dita Audiência foi inserida no contexto da Lei Estadual do RN nº 9.101, de 09.06.2008, que instituiu a Semana de Educação, Conscientização e Orientação sobre as Fissuras Lábio Palatinas, sempre na última semana de maio.
A repercussão na Imprensa foi muito intensa e aproveitamos para agradecer esse fundamental apoio.
Várias entrevistas e abordagens foram feitas, cumprindo assim a finalidade a que nos propomos.
Em breve, publicaremos mais detalhes sobre o evento, mostrando a evolução das negociações para o restabelecimento do atendimento a esses especiais pacientes.