sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PARABÉNS AOS CIRURGIÕES DENTISTAS BRASILEIROS!!!

Nesta data, há 129 anos, foram criados os primeiros cursos de Odontologia no nosso País. A evolução é constante em termos de tecnologia, técnicas nas diversas especialidades, e a qualificação tem melhorado substancialmente, principalmente em termos de pós-graduação nas diversas especialidades criadas.

O atendimento à população carente aumentou e melhorou bastante, mas ainda há lacunas a serem preenchidas em relação aos rincões mais distantes, que têm necessidades cada vez maiores para receber competente e adequado tratamento bucal.  

O Sistema Único de Saúde (SUS) modificou sua estratégia de atendimento, beneficiando milhões de cidadãos que, antes, buscavam o serviço público apenas para casos de emergência.

Os planos odontológicos particulares também tiveram um grande incremento, em função de maior poder aquisitivo da chamada classe C.

Enfim, o desenvolvimento da Odontologia aconteceu em vários segmentos, levando melhores condições de saúde bucal a muitos milhões de pessoas das várias faixas etárias.

Assim sendo, estão de parabéns os mais de 250.000 Cirurgiões Dentistas que, cada vez mais, contribuem para a saúde da boca, por conseguinte, da saúde geral dos nossos conterrâneos.

Vida longa à Odontologia brasileira, a seus componentes e familiares!

Que assim seja!
A DIRETORIA


domingo, 20 de outubro de 2013

S. O. S.



Segue abaixo carta escrita pelo Dr. Reinaldo Carvalho, Cirurgião Plástico do CERFIS, Centro de Recuperação de Fissurados de Goiânia/GO. 
Os profissionais que lá trabalham estão tendo muitas dificuldades com a nova administração do hospital onde o serviço é mantido e com a Secretaria de Saúde,  e precisam de apoio das demais entidades que tratam dessa patologia. 
Corre-se o risco de fechamento do serviço que é referência no Centro-Oeste.  Precisa-se apenas de uma declaração de como seu tratamento funciona. Peço a sua ajuda o mais rápido possível:  
O CERFIS, Centro de Recuperação de Fissurados, funciona há 34 anos em Goiânia. Desde então fazemos todo o tratamento desde o nascimento até os 18 anos. 

É um trabalho difícil, dentro de um hospital público que passa por todas as dificuldades conhecidas da saúde pública, porém de alta qualidade, reconhecido nacionalmente. 

Pois bem, faz um ano que estamos enfrentando sérios problemas administrativos que, se não forem tomadas algumas providencias emergenciais, caminhamos para o encerramento de nossos trabalhos.

A última notícia que tivemos é a de que o trabalho terá de ser fragmentado. Explico melhor, quando o paciente alcançar a idade de 12 anos será encaminhado a outro hospital, sem nenhum vínculo conosco.

Peço sua ajuda da seguinte forma: Gostaria que respondesse, enviando um ofício explicando como funciona o serviço no seu CENTRO/HOSPITAL/ASSOCIAÇÃO, equipe envolvida, tratamento em ordem cronológica, desde a entrada do paciente até o alta final, da importância da continuidade do trabalho pelo mesmo grupo do começo ao fim do tratamento, da indispensável experiência e especialização dos médicos, odontólogos, fonoaudiólogos e demais membros e qualquer outro aspecto que ache relevante. 

Nosso intuito é explicar que o tratamento não pode ser fragmentado, que é necessário o acompanhamento a longuíssimo prazo, com a mesma equipe, integrada, que vai se complementando ao longo dos anos durante do tratamento.  

 Buscarei mais opiniões como estas, em outros centros, para que possamos embasar a defesa do trabalho do CERFIS para convencermos o Ministério Público local a fazer o melhor para os portadores de fissuras lábio palatais e para continuarmos a cuidar os nossos pacientes do nascimento até o fim do tratamento. 

Caso já conheçam nosso trabalho, peço que ratifiquem sua importância e seu bom trabalho que vem sendo feito.

Atenciosamente,
                                               Dr. Reinaldo Carvelo Carvalho
                                                    Cirurgião Plástico.