terça-feira, 12 de maio de 2009

Um hospital de esperança

Por Cassio E. Raposo do Amaral *

Neste ano de 2009, o Hospital Sobrapar comemora 30 anos. Em 1979, nascia nos fundos do antigo Hospital Álvaro Ribeiro, em Campinas/SP, uma semente imbuída de um objetivo: oferecer esperança às pessoas carentes portadoras de deformidades na face e na cabeça.

Por definição, a esperança é um sentimento de motivação que induz o ser humano a esperar um evento transformador. Foi demonstrado pela ciência moderna que o ser humano consegue permanecer vivo alguns poucos dias sem água, algumas poucas semanas sem comida, mas, certamente, ficamos vivos poucos segundos sem esperança.

A gestação é um exemplo de um período que envolve o sentimento de esperança de muitas pessoas. A mãe, o pai e os demais familiares realmente esperam uma criança perfeita, mas, infelizmente, não é sempre assim.

A presença do lábio leporino ou fechamento precoce da moleira ou qualquer outra deformidade no rosto ou na cabeça engatilham o sentimento de culpa, angústia e medo. “O que eu fiz de errado?”, “por que meu filho nasceu assim?”. Estas são as perguntas mais frequentes que ouço durante meus dias de ambulatório no Hospital Sobrapar.
A presença do atendimento multiprofissional a cada criança portadora de deformidade craniofacial devolve a esperança de que a família ficará amparada por 20 anos, tempo médio do tratamento do paciente portador de lábio leporino e outras deformidades craniofaciais.

Se eu pudesse resumir 30 anos de história do Hospital Sobrapar em duas palavras, estas certamente seriam esperança e motivação. A motivação do seu pioneiro Prof. Dr. Cassio Menezes Raposo do Amaral transformou a pequena semente em uma grande árvore.
A Sobrapar foi recentemente agraciada como um dos melhores hospitais do Estado de São Paulo que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fazemos atendimento multiprofissional e interdisciplinar de excelência nas áreas de cirurgia plástica, fonoaudiologia, ortodontia, odontologia, cirurgia craniomaxilofacial, próteses bucomaxilofaciais, psicologia e serviço social. Realizamos mais de 1200 cirurgias e 19 mil atendimentos anuais em pacientes portadores de deformidades congênitas e adquiridas como consequência de trauma, queimaduras e tumores.

Nestes 30 anos, certamente devemos expressar nossos sinceros agradecimentos a cada um dos colaboradores eméritos, beneméritos e membros do Conselho Fiscal e Deliberativo, e a toda a comunidade de Campinas que tem nos apoiado.

Nossa recompensa é o reconhecimento nacional e internacional pela excelência do trabalho desenvolvido pelos profissionais e pela equipe do hospital.
Apesar das nossas inúmeras dificuldades, lutaremos para continuar oferecendo a esperança de uma face e a transformação da vida de nossos pacientes.
Esta é sem dúvida a nossa motivação.

* Cirurgião-plástico e vice-presidente da Sobrapar.

----------------------------------------------------------------------------------
Esta é uma postagem da Associação Brasileira de Fissuras Palatinas