quarta-feira, 23 de maio de 2012

OPERAÇÃO SORRISO: 100 VAGAS DE CIRURGIAS GRATUITAS



Na quinta feira, 31 de maio, e na sexta feira, 1º de junho, a partir das 08 horas, a ONG Operação Sorriso realizará um programa humanitário na cidade do Rio de Janeiro, oferecendo cerca de 100 (cem) vagas para cirurgias corretivas gratuitas em crianças portadoras de fissuras labiopalatinas (também conhecida como lábio leporino, lábio lascado ou goela de lobo). 

A seleção dos pacientes será no Centro de Tratamento de Cirurgias Crânio-Maxilo-Facial (CTAC), na Avenida Marechal Rondon 381, São Francisco Xavier, Rio de Janeiro. As cirurgias dos pacientes selecionados serão feitas no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) já na semana seguinte.

Para participar não é necessário fazer pré-inscrição, apenas comparecer ao local nos dias indicados levando documentos. Pacientes e mais um familiar que residam fora do município podem solicitar no dia por hospedagem gratuita.A ONG oferece também transporte até o hospital e alimentação sem custo. 

“A preocupação da Operação Sorriso no mundo inteiro está em realizar um programa humanitário com qualidade. Vamos receber pessoas que precisam de ajuda e queremos que se sintam acolhidas. Para isso, montamos uma grande estrutura de recepção aos pacientes e seus familiares, onde contamos com a Marinha do Brasil no apoio à logística e alojamento”, explica Clóvis Brito, diretor executivo da Operação Sorriso Brasil (OSB).

Ao todo, cerca de 70 voluntários do mundo inteiro estarão envolvidos na missão do Rio.  Os profissionais pertencem a diferentes especialidades como: cirurgia plástica, enfermagem, anestesia, psicologia, ortodontia, fonoaudiologia, pediatria, entre outros.

“A ideia é operar e capacitar centros locais. As crianças que não forem atendidas serão encaminhadas para o serviço local, atingindo a população com resultados mais permanentes”, enfatiza Luciana Glaser, coordenadora Nacional de Programas da OSB.
               
Os profissionais de saúde responsáveis são especializados em fissura labiopalatina e coordenados pela equipe da Operação Sorriso.
“O processo de credenciamento dos voluntários é coordenado pelo Conselho Multidisciplinar de Saúde da Operação Sorriso, visando garantir que tenhamos um time altamente especializado. 
Parte importante do nosso trabalho é o investimento no treinamento e na capacitação dos profissionais de Saúde. Buscamos a sustentabilidade local no atendimento ao paciente fissurado, principalmente nas regiões de grande demanda”, explica o Dr. Nivaldo Alonso, voluntário da Operação Sorriso e coordenador do Centro de Cirurgias Craniofaciais da USP, reforçando que os interessados em participar podem preencher cadastro no site da OSB. 

Quem quiser ajudar também pode doar alimentos, produtos de higiene e limpeza e roupas de cama e banho que serão direcionados ao atendimento das pessoas vindas de outros municípios. Os materiais mais solicitados são: aveia, biscoito doce ou salgado, café, mingau, iogurte, leite, maisena, achocolatado em pó, sucos, gelatina, água sanitária, bacias, baldes, esponjas, detergente de louça, copo descartável, creme dental, escova de dente, desodorante, guardanapos, lixeiras, papel higiênico, panos de chão e de prato, sabão, sabonete e sacos plásticos.

Basta entrar em contato pelo telefone (21) 7979-5870.

www.operacaosorriso.org.br

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário