segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ORGANIZAÇÃO “SMILE TRAIN”, NOSSA PARCEIRA











De 650 crianças nascidas no Brasil uma pode apresentar, segundo estimativas, fissura lábio palatina - anomalia popularmente conhecida como lábio leporino (idêntico à lebre), uma má formação congênita em que o bebê apresenta o lábio partido (uni ou bilateralmente) e, às vezes, o palato - céu da boca, seja em conjunto ou separadamente.

O tratamento, que nos casos de fissuras mais complexas pode incluir 08 cirurgias ou mais, geralmente, se estende por 18 a 20 anos até a completa reabilitação da pessoa.

Equipes de cirurgiões plásticos, fonoaudiólogos, ortodontistas/ortopedistas faciais e psicólogos trabalham sempre em conjunto, isto é, com total interação, para reintegrar a criança; na verdade, dependendo de cada caso, o tratamento pode envolver 25 profissionais de diversas profissões e especialidades. Significa que um tratamento desse tipo custa muito caro.

Conscientes da necessidade de uma equipe especializada para atender pessoas carentes que apresentam esse problema, a Empresa Computer Associates, junto com outros valiosos parceiros, criou, em 1999, o programa SMILE TRAIN.

O presidente do Conselho da referida Empresa, Charles B. Wang, acompanha de perto o programa, que começou na China - país em que a incidência de pessoas com esses defeitos é maior - e já ajudou na reabilitação de mais de 20 mil crianças, de 27 países, incluindo o Brasil, e já foram realizadas mais de 500 mil cirurgias gratuitas.

Primeiro a equipe médica faz o mapeamento da área afetada e, depois, a simulação da cirurgia pelo computador. Além da equipe médica local, o programa tem a colaboração de médicos à distância.

Eis alguns doadores mais famosos: Bill Gates (Magnata da Microsoft), Candice Bergen (Atriz), George Bush-Pai (Ex-Presidente dos EUA), Carly Simon (Cantora), Colin Powell (General), Donald Trump (Milionário), John Glenn (Astronauta) e muitos outros.

Mais detalhes em: www.smiletrain.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário