terça-feira, 9 de junho de 2015

CRIAÇÃO DO CENTRO DE ATENDIMENTO EM NATAL/RN


A Secretária do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - SETHAS, Julianne Dantas Farias, esposa do governador Robinson Faria, recebeu no dia 08.06.15, em seu gabinete, representantes de um grupo de profissionais da saúde e a Diretora Técnica do Centro de Reabilitação Infantil (CRI), que foi solicitar à primeira dama o seu empenho para o Estado construir o seu Centro de Reabilitação dos pacientes fissurados.

Em 2012, o Juiz da 3 Vara da Infância e da Juventude, Homero Lechner de Albuquerque, julgou procedente o pedido do Ministério Público e condenou o Estado e o Município de Natal a formalizarem e implementarem, no prazo de 6 meses, o Centro de Atendimento de Paciente Fissurado do RN, nos termos do Plano Estadual da Rede de Assistência em Fissura Lábio Palatal. Mas como se vê, nada foi feito.

Na semana passada, dentistas, enfermeiros e outros profissionais envolvidos nestas cirurgias iniciaram um movimento para tornar realidade este centro, num debate na Academia Norte-Rio-Grandense de Odontologia.

Atualmente, mais de 300 crianças, adolescentes e adultos estão em fila de espera para cirurgias. A Universidade Federal do RN, que através do Hospital Pediátrico oferecia a cirurgia, em 2013, resolveu acabar com o serviço, deixando os pacientes na mão.



Estiveram com a Secretária da Sethas: o Cirurgião Dentista Rubens Azevedo, Presidente da Associação dos Fissurados do RN, a Cirurgiã Dentista Suily da Rocha Alencar Stregapede, a Diretora Técnica do CRI, Marilene Soares da Silva, e as Enfermeiras Sílvia Natch e Rogéria Abrantes, da Secretaria Estadual de Saúde, voluntárias da ONG Operação Sorriso, uma organização não governamental internacional dedicada a reunir profissionais de saúde voluntários para operar gratuitamente o sorriso de crianças portadoras de lábio leporino e fenda palatina.


 A primeira dama recebeu a camiseta da ONG e declarou que vai apoiar a criação do Centro de Reabilitação dos Fissurados do RN, que deverá funcionar inicialmente como um núcleo no CRI para fazer um levantamento de quantas crianças no Estado precisam de tratamento.

 As enfermeiras Sílvia e Rogéria a convidaram para conhecer o Centrinho de Joinville/ SC, que foi criado nos mesmos moldes do Centrinho de Bauru, como é carinhosamente conhecido o Centro de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais, da USP, que atende pacientes de todo o Brasil. O Centrinho é especializado em cirurgias de fissuras labiopalatinas e anomalias craniofaciais.

Os integrantes da comissão pró Centrinho do RN saíram satisfeitos e esperançosos que agora o sonho de muitos profissionais e abnegados servidores da saúde se torne realidade.

Julianne disse que vai conversar com o Governador e o Secretário de Saúde do Estado para tornar realidade esse Núcleo.


FONTE: Jornalista Paulo Francisco, Assessor de Imprensa do Conselho Regional de Odontologia do RN. 

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de saber como posso me tornar membro da associação.
    Obrigada!

    ResponderExcluir