INFORMAÇÕES SOBRE O ARTISTA E A MARCHETARIA
ULISSES LEOPOLDO - Potiguar, Cirurgião-Dentista e Marcheteiro autodidata.
Começou a fazer marchetaria no período acadêmico na UFRN, nos idos de 1974. Iniciou-se nesta arte por acaso, pois até então, e por alguns anos depois, não tinha nenhum tipo de informação do que fazia. Até mesmo o nome de sua arte lhe era desconhecido. Já formado mudou-se para o Rio, e foi por lá que teve as primeiras informações e ouviu também pela primeira vez a palavra MARCHETARIA.
No Rio participou de várias coletivas, sempre ao lado de seus colegas Dentistas, em Salão de Artes e fez, amadoristicamente, sua primeira mostra individual.
De volta a Natal, em 1992, resolveu incrementar seu trabalho e, ano a ano, vem evoluindo, e sendo cada vez mais aceito pelo público e crítica.
Sua base é o figurativo, mas, atualmente, já se arrisca na criação de uma série de trabalhos abstratos, todos em madeiras.
Entre exposições individuais, coletivas e salões, tem perto de 50 mostras no seu currículo e alguns prêmios.
Outras tarefas relacionadas com a marchetaria.
- Inaugurou o espaço (capítulo) cultural da revista odontológica: Jornal de Assessoria ao Odontologista, do Paraná;
- Tem sua obra incluída no livro Construindo a Cidadania por meio dos Temas Transversais - Editora CDL (Difusão Cultural do Livro) - SP;
- Escolhido Artista Plástico do Ano em 2007 pelo Sindicato dos Odontologistas do RN (SOERN).
O QUE É MARCHETARIA - É a arte de incrustar, embutir ou aplicar peças recortadas de materiais diversos (metais, madeiras, pedras, tartaruga, madrepérola, marfim e outros) sobre uma superfície plana, obtendo-se daí figuras decorativas ou artísticas, também planas. Ulisses Leopoldo escolheu como seu material de trabalho somente as madeiras em seus tons e texturas naturais.
TIPOS DE MARCHETARIA
- Marchetaria em palha ou folhas desidratadas: Usada em móveis, caixas e quadros;
-Tarsia Topo ou marchetaria em bloco: Feita com peças maciças, é usada na confecção de utilitários, bijuterias, filetes decorativos e esculturas;
- Tarsia Geométrica ou de Revestimento: Consiste na aplicação de lâminas finas de materiais sobre superfície planas. É usada na confecção de móveis, caixas, quadros e painéis internos. Este é o tipo de marchetaria é utilizado pelo artista em questão;
- Tarsia Incastro: Recorte simultâneo das peças. É usada na confecção de móveis, caixas e quadros.
MARCHETARIA NO MUNDO
Primeiras descobertas:
- Bacia de pedra calcária por volta de 3000 a. C. na Mesopotâmia;
- Caixão de madeira da Dinastia Yin (1300 a. C. /220 a.C.) na China;
- Peça de embutimento no palácio do rei Mausolo, confeccionada em mármore, em Helicarnasso (Ásia Menor), por volta de 350 a.C.
DIFUSÃO - Largamente usada no Egito Antigo, na confecção de pisos de palácios dos Faraós, chegou ao Oriente Médio, provavelmente levada pelos Hebreus libertados da escravidão egípcia e, por fim, à Europa, trazida pelos Mouros. Neste último continente ela teve seu maior desenvolvimento e variações importantes da sua forma de confecção.
Países onde ela teve grande importância: Portugal, Espanha,Itália, Alemanha e, principalmente, França.
NO BRASIL - Trazida pela família Real ela se expandiu por todo o território nacional, e foi mais difundida no Estado de Minas Gerais.
A marchetaria é mais usada como elemento decorativo na confecção de móveis e peças utilitárias . Poucos marcheteiros a usam como forma de arte (quadros e painéis) e é, justamente assim, que ela é confeccionada por Ulisses Leopoldo.
CURIOSIDADES
a) Só faz exposição individual, no mesmo lugar, de dois em dois anos;
b) Em todas as suas individuais só apresenta número ímpar de peças,
c) Em todas as mostras individuais inclui um quadro de girassol, de um galo
ou dos dois.
CONTATOS
ulel@bol.com.br (Ulisses Leopoldo)
Tel.: 8876 5910 – 9977.3227 – 3217.8609 – 3211.5177
rosanebis@ig.com.br (Rosane Alves)
Tel.: 3222.2523
MOSTRA ATUAL
- Título: Florais em Marchetaria
- Técnica: Marchetaria em Madeiras
- Número de peças: 29 (todas em tamanho médio)
- Tema: Flores
- Local: Palácio da Cultura (Potengi)
- Abertura: 26 de agosto de 2010 (5ª feira)
- Período de visitação: 27/08 a 12/09, das 09 às 17h, de 3ª a domingo
- Telefone do Palácio: 84-3232.9727
VALE A PENA CONFERIR MAIS ESSE BELO TRABALHO
DO NOSSO TALENTOSO COLEGA!
Este espaço foi criado para informar sobre as atividades da Associação Brasileira de Fissuras Palatinas, bem como informações genéricas sobre as anomalias craniofaciais, com especial destaque para as fissuras labiopalatinas. Sede - Rua Presbítero Porfírio Gomes da Silva, 1757 - Bloco B/101 - Capim Macio - Natal/RN - 59.082-420 - Presidência: 84 -3219.6007 - 98808.3545 (OI-Whatsapp) - abfprn2@gmail.com - rubensbazevedo@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário