terça-feira, 1 de junho de 2010

Amamentação de bebês Fissurados

As maiores dificuldades dos bebês que apresentam esta anomalia são a alimentação, a respiração e o ganho de peso.

Ainda é comum entre as mães o mito de que bebês fissurados não podem ser amamentados. Amamentar bebês com fissuras, quando possível, é a melhor forma de estimular a musculatura da face, além de fortalecer o vínculo mãe-filho e evitar as infecções.

Portanto, o aleitamento natural deve ser estimulado, desde que a criança consiga sugar e a mãe se sinta à vontade para fazê-lo.

O tratamento odontológico e fonoaudiológico precoce iniciado na maternidade tem como objetivo auxiliar nos estímulos sensoriais, adaptando a alimentação com segurança, facilitando a amamentação no peito matemo ou na mamadeira e orientando sobre a melhor postura que deve ser adotada pela mãe a fim de facilitar a sucção, deglutição e o correto desenvolvimento maxilofacial do bebê.

2 comentários:

  1. Sou pai de um menino que nasceu com labio leporino, hole ele tem 06 anos de idade, mas, tenho ainda muitas dúvidas de como agir a ao mesmo tempo cooperar para um bom desenvovimento junto a ele, gostaria de receber artigos, dicas, ou outro tipo de informações, que garantam e ajudem o nosso relacionamento, eu e minha esposa entendemos quase tudo o que ele fala, mas ainda existem outras que precisamos melhorar, em nossa cidade não contamos com profissionais habilitados na área de fonodiologia para fazer o acompanhamento, alguém tiver algo que posso nos ajudar, envie para o e-mail elmosetra@gmail.com ou para o endereço: Travessa da independência, centro, Sâo Vicente Férrer, Maranhão, CEP 65220-000, aos cuidados de Elmo Gomes-

    ResponderExcluir
  2. Prezado Elmo: Bom dia sempre!
    Agradeço o seu contato e prometo ajudá-los nessa situação em que se encontram.
    Estou em viagem (Lisboa/Portugal), retornando ao Brasil no próximo domingo; em seguida, entrarei em contato com profissionais que, com certeza, enviarão informações preciosas para sua orientação segura.
    Rogo a Deus que os ilumine e lhes dê a necessária resignação para levar a cabo tão maravilhosa missão. Contem conosco!
    Fraternal e solidário abraço do
    Rubens Barros de Azevedo
    Presidente da ABFP/RN e
    Vice-Presidente da ABFP

    ResponderExcluir