quarta-feira, 2 de junho de 2010


A DD Presidente da Associação Brasileira de Fissuras Palatinas, em nível nacional, Profª Drª LUCY DALVA LOPES MAURO, recebeu da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, no dia 28.05.10, Diploma e Medalha referente ao Prêmio D. Luís de Orleans e Bragança, da Família Imperial Brasileira.

O evento ocorreu na sede da Academia, Polo Cultural da Casa da Fazenda do Morumbi, em São Paulo.
Nossas congratulações por mais este belo galardão!
Com ela na foto, o Prof. Dr. RENATO OSVALDO FIGUEIREDO GEROMEL, Cirurgião Bucomaxilofacial, destacado componente da equipe da Profª Lucy.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Amamentação de bebês Fissurados

As maiores dificuldades dos bebês que apresentam esta anomalia são a alimentação, a respiração e o ganho de peso.

Ainda é comum entre as mães o mito de que bebês fissurados não podem ser amamentados. Amamentar bebês com fissuras, quando possível, é a melhor forma de estimular a musculatura da face, além de fortalecer o vínculo mãe-filho e evitar as infecções.

Portanto, o aleitamento natural deve ser estimulado, desde que a criança consiga sugar e a mãe se sinta à vontade para fazê-lo.

O tratamento odontológico e fonoaudiológico precoce iniciado na maternidade tem como objetivo auxiliar nos estímulos sensoriais, adaptando a alimentação com segurança, facilitando a amamentação no peito matemo ou na mamadeira e orientando sobre a melhor postura que deve ser adotada pela mãe a fim de facilitar a sucção, deglutição e o correto desenvolvimento maxilofacial do bebê.